Como você reagiria no meio
de uma pandemia in-game ?
Há 10 anos, isso aconteceu :O
~A ideia desse post foi por causa de discussão sobre o assunto em um grupo de wow no facebook~
A epidemia começou no dia 13 de setembro de 2005 quando a Blizzard introduziu a raid Zul'Gurub, ainda na versão clássica do game, mais precisamente no patch 1.7.0.
O último boss, Hakkar, também conhecido como Deus do Sangue para os trolls de Gurubashi, é o qual controla todo o império de Zul'Gurub, que é a primeira raid para 20 jogadores onde estes encaravam uma tribo ancestral de trolls da selva comandados por Hakkar.
Esse boss podia afetar os jogadores usando o debuff Corrupted Blood, uma doença que causava dano 250-300 nos personagens a cada 2 segundos, o que parece pouco, mas imaginem que na época os personagens tinham 4k-5k de vida no nível máximo!
O que significava que os personagens de níveis mais baixos morriam em poucos segundos. Mas como personagens de níveis mais baixos pegavam esse debuff sendo que eles não foram a raid ?!
A doença estava programada para desaparecer depois de um tempo ou quando o personagem morria, mas por causa de um bug, os pets e minions dos jogadores que foram à raid, carregaram a doença para fora da raid e esta doença é altamente contagiosa!
Até NPCs contraiam a doença, apesar de ser de forma assintomática (leia-se, eles apenas continham o vírus no corpo porém não ficavam doentes), porém transmitiam para outros jogadores.
Solução:
Alguns jogadores perceberam que se eles não tinham a doença, uma forma de evitá-la era ficar com a bandeirinha de pvp, mas aí, lógico que já tinha personagens estilo heuhuehueBR que estavam se divertindo espalhando a doença por aí e colocaram a bandeirinha de pvp para ajudar a doença a disseminar as populações.
Houveram casos que o jogador cansou de morrer tanto e simplesmente saiu do wow até que a cura aparecesse.
Outros jogadores ficaram escondidos, evitando contato de qualquer outro jogador para não contrair a doença, mais conhecidos como ermitões da caverna que se isolam da civilização hahah
Cura?! como é possível?!
Diz a lenda que a Blizzard liberou a cura e os jogadores tinham que se unir para derrotar um boss que dropava um item de cura, assim que conseguiam, estes jogadores começavam a ajudar outros a também conseguir a cura.
No patch 1.8, esse 'bug' foi arrumado :))
Mas será que realmente foi um bug ?
Após esse acontecimento, vários estudos em faculdades foram realizados para analisar o comportamento dos jogadores, a progressão da Corrupted Blood para entender mais facilmente a dispersão das doenças na real life.
Em abril de 2009, foi publicado um artigo discutindo as causas e efeitos do evento Corrupted Blood e a relação da pandemia de gripe suína.
Como podemos observar nessa publicação da BBC e comentários de estudiosos da medicina
Então será que a Blizzard não tinha a intenção de fazer um modelo usando os jogadores como cobaias ?! hahah
Postar um comentário